Tzolk’in: O Calendário Maia é um jogo de colocação de trabalhadores de nível avançado. A utilização inovadora de engrenagens dá-lhe um toque que o distingue dos outros jogos da sua gama.
Durante um turno, os jogadores podem:
(a) Colocar um ou mais trabalhadores no ponto visível mais baixo das engrenagens
(b) Recolher um ou mais trabalhadores
Ao colocarem trabalhadores, têm de pagar pelo milho, que é utilizado como moeda no jogo. Quando pegam num trabalhador, executam determinadas acções em função da posição do trabalhador. As acções em pontos de engrenagem mais elevados são mais valiosas, pelo que é aconselhável deixar o tempo trabalhar para si.
Os jogadores não podem saltar a sua vez; se tiverem todos os seus trabalhadores nas engrenagens, têm de recolher alguns.
Este jogo gira em torno do calendário Tzolk’in, um conjunto de engrenagens que rodam gradualmente à medida que as rondas passam, o que significa que tens de ter em conta um tabuleiro em constante evolução ao fazeres os teus planos. Isto significa que tens de ter em conta um tabuleiro em constante desenvolvimento ao fazeres os teus planos – colhe colheitas, reúne recursos, constrói monumentos e tenta evitar a ira dos deuses!
Tzolk’in: O calendário maia termina após um ciclo completo de engrenagens.